domingo, 18 de novembro de 2012

Rabanada (frita ou de forno)

Não consegui fotografar mas fiz no forno e ficou deliciosa. A versão frita fica mais crocante, porém bem mais calórica.

Imagem by Francisco Antunes - Flickr

Ingredientes:



  • 3 unidades de pão francês amanhecido cortados em fatias de um dedo, em média
  • 2 copos de leite
  • 1 copo de açúcar
  • 2 unidades de ovo
  • 1 colher de chá essência de baunilha (opcional)
  • raspas de limão (opcional)
  • 3 colheres de sopa de açúcar misturada à 1 colher de sopa de canela em pó
  • margarina ou óleo
Preparo:

Em uma tigela misture com um garfo ou batedor de arame o leite, o açúcar, o ovo, a baunilha e as raspas de limão (ver dicas). 
Para assar, aqueça o forno em temperatura média. Unte uma fôrma, passe cada fatia pela mistura (os dois lados) e arrume na fôrma. Asse por uns 15 minutos, vire as fatias com cuidado e deixe até dourar o outro lado (mais uns 10  minutos). Passe na mistura de açúcar e canela e sirva a seguir.
Para fritar, aqueça um dedo de óleo em uma frigideira. À medida que vai fritando passe as fatias na mistura de leite (os dois lados) e frite, dourando primeiro um lado, depois o outro. Passe na mistura de açúcar e canela e sirva.

Dicas:

  • Você pode substituir o creme por 1 lata de leite condensado batido com 2 latas de leite de vaca. Não precisa acrescentar o ovo. Desse jeito fica mais cremoso, porém mais calórico.
  • Dá certo também fazer com pão fresco, mas a textura do pão amanhecido é melhor.
Não deixe de visitar nossa página com receitas de Natal e colaborar com a sua! É só clicar aqui!


9 comentários:

  1. Adoro isso e no forno, bem melhor. Vou ver se dá pra fazer. Só acho chata no dia pois é boa na hora e daí ficamos envolvidas. Eu faço tudo antes, durante o dia, mas à tardinha nem quero saber de cozinha,rs Só fica o perfume no ar, tudo pronto esperando! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia!
    O que é ser blogueiro(a)? Ainda existem pessoas que não reconhecem a importância deste trabalho . Apesar de parecer fácil ser blogueiro (a) leva-se tempo e requer muita paciência, não basta saber manipular um blog e ter uma boa escrita ou conteúdo para postar. O blogueiro deve entender o que está postando, estudar sobre o assunto, ter comprometimento com os leitores e autores citados, dedicação, ao seu blog e aos dos seus seguidores, dando vida , comentando, participando,ter ética e principalmente ter amor ao que faz.
    Quem conhece esta ferramenta virtual se apaixona , realiza este trabalho com carinho, mesmo tendo o tempo limitado, porque alem dos conhecimentos adquirido nesta diversidade cultural firma grades amizades
    Hoje comemoro com apenas sete meses de vida do blog, 500 seguidores. Já ultrapassamos e vamos aos 550 que é a meta para a final do sorteio e se Deus quiser outros virão se juntar a nós para valorizar este trabalho, que sozinha jamais conseguiria tanto sucesso.
    Como diz augusto Cury: “A vida é um grande espetáculo. Só não consegue homenageá-la quem nunca penetrou dentro de seu próprio ser e perceber como é fantástica a construção da sua inteligência”.
    De uma coisa tenho certeza, não tem idade para aprender quando queremos seguimos em frente e realizamos os nossos sonhos.
    Obrigada por fazer parte deste grupo de amigos, sua presença naquele cantinho é muito importante. Desejo muito sucesso na tua vida, e dos seus familiares e amigos e que Deus nunca nos abandone e que nos ame cada vez mais. Bjuss
    Abraços da amiga Lourdes Duarte
    http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu sou louca por rabanada, quando vem chegando o Natal eu já ficou doida para comer essas belezinhas. Minha tia sempre faz frita, minha sogra sempre faz assada, eu como as duas sem nem pestanejar!rsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Hummm eu adoro rabanadas..
    Aliás lá em casa é algo que não ode faltar na mesa de natal..
    As formigas fazem a festa e abrem aquele sorrisão srs

    Adorei a receita
    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Adorooooo rabanadas, vou ter q fazer!!!
    Bjss
    Mel

    ResponderExcluir
  6. Tudo o que é frito é mais gostoso, então passei a fazer tudo no forno, o problema é que no calor quase morremos assados no meu pettit apartamento.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Bia, estava com saudades de vc, seu blog está LINDO! Amiga eu estou de casa nova e projeto novo, te seguindo por um novo blog, vem me dar o prazer da sua visita no meu cantinho!

    www.vidatododia.com

    Bjs

    Larissa do larissatododia.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que delícia, vou ser obrigada a fazer.... Adorei a receita, acredita que nunca comi rabanada? Achei essa super fácil.
    Beijo e ótima quarta

    ResponderExcluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.